- Home
- Sobre o grupo
- Nosso Modelo
- Sustentabilidade
- Trabalhe Conosco
- Novidades Hapvida
- Portal da Privacidade
- Imprensa
- Certificações e Prêmios
- Segunda Via de Boletos
- Instituto de Pesquisa
- Aplicativo
- Ética
- Qualivida
- Programa Diabetes
- Nascer Bem
- Programa Renal Crônico
- Palestras e Cursos
- Coluna
- Programa Peso Saudável
- Cardio Vida
- Programa Longevidade
- Casos de Alta Complexidade
- Gestão Segura
- Peça uma Cotação
- Página de Vendas
- Qualitotal
- Nossas Unidades
- Aviso de Privacidade de Marketing
- Saúde da Mulher
- Nossos Planos
- Informações Regulatórias
- Serviços
- Atendimento
- Grupo Odonto
- Quero ser um Corretor
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Estudo da Hapvida NDI indica que 4% dos beneficiários adultos têm doença renal crônica
Notícia
13 de Agosto de 2019
A Hapvida NotreDame Intermédica realizou um estudo de vigilância epidemiológica de doença renal crônica, publicado na revista BMC Nephrology. Este é um dos maiores estudos sobre a prevalência da doença no Brasil e o primeiro conduzido por um plano de saúde privado nacional.
Segundo Dr. Farid Samaan, nefrologista e membro da Coordenação Nacional de Nefrologia da Hapvida NDI, o estudo revelou que 4% dos adultos beneficiários da companhia possuem algum grau de doença renal. A empresa cuida de cerca de nove milhões de vidas na área de saúde e sete milhões em odontologia.
“O objetivo de investirmos em estudos sobre o tema é identificar entre os nossos beneficiários os que necessitam de acompanhamento médico especializado e oferecer as opções de tratamento. A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são as chaves para evitar o agravamento da doença renal”, afirma o vice-presidente de Operações e Rede Própria da Hapvida NDI, Francisco Souto.
Com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Educação (IPE) da Hapvida NDI, o estudo analisou exames de sangue e urina de mais de um milhão e 500 mil adultos durante 12 meses. Nesse período, 20% dos beneficiários mediram a creatinina no sangue, mas menos de 1% realizou exames de proteinúria, que são essenciais para avaliar a função renal.
“O baixo índice de avaliação da função dos rins por meio do exame de proteinúria é um fenômeno que ainda ocorre em muitos países. A razão disso é, sobretudo, a falta de conhecimento da população e dos profissionais de saúde, uma vez que o exame é simples, de baixo custo e amplamente disponível”, destaca Farid Samaan.
O estudo também mostrou que até 10% dos adultos que realizaram ambos os exames têm risco alto ou muito alto de precisar de diálise no futuro, exigindo tratamento precoce e especializado. “Além de contribuir para a ciência com informações de todas as regiões do Brasil, o estudo serve para dimensionar melhor nossos programas de prevenção”, diz o médico.
Outra ação importante do estudo é o investimento em novos recursos diagnósticos, especialmente testes para proteínas urinárias. A doença renal crônica é silenciosa nas fases iniciais, tornando o diagnóstico precoce e o tratamento essenciais. Mesmo com os avanços nos tratamentos, a expectativa de vida de um paciente crônico é de 10 a 20 anos menor que a da população geral.
Programa Sinta-se Bem
Mais de 4 mil pacientes são acompanhados na linha de cuidado da doença renal crônica da Hapvida NotreDame Intermédica. Após o estudo, a meta é dobrar o número de beneficiários em acompanhamento especializado para prevenção. Os cuidados incluem consultas com nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, além de acompanhamento telefônico periódico para orientação e verificação de adesão ao tratamento.
Vida On Cast destaca histórias inspiradoras do Outubro Rosa
O episódio especial do Vida On Cast trouxe uma conversa importante sobre o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.
Continuar lendoA sua vida muda. O nosso cuidado acompanha.
Os programas da Qualivida Hapvida ganharam novos nomes, mas mantêm o mesmo compromisso com a saúde e o bem-estar de cada pessoa.
Continuar lendo