Meu cabelo está caindo. E agora?
Cabelo caindo exige atenção, e pode estar ligado a diversos fatores. Saiba como identificar e quando buscar um especialista, no Blog da Saúde Hapvida.
Sua Saúde
23 de Junho de 2017

A queda capilar é um problema que afeta, entre outros aspectos, a autoestima de homens e mulheres. Afinal, independente do sexo, qualquer um pode se deparar com a calvície. Quanto mais cedo se inicia o tratamento da calvície, no entanto, maiores são as chances de estabilização do quadro.
Calvície é o nome popular de uma doença chamada alopecia androgenética, que é causada por estimulação da testosterona nos folículos pilosos e a consequente queda. A cada ciclo, os fios se tornam mais finos e vão caindo, podendo ocorrer até alopecia total. A primeira região a ser acometida geralmente são as laterais frontais e a região central.
Homens
O boné, muito utilizado pelos homens, é um fator que pode causar a calvície, quando usado excessivamente. Pois, mantém o couro cabeludo abafado e isso pode favorecer ou agravar dermatites seborreicas, que se caracterizam pelo aumento da oleosidade no couro cabeludo. Outro agravante é o atrito do boné com os fios de cabelos, o que também promove a queda em maiores proporções.
Mulheres
Elas também podem ser atingidas. Porém só muito raramente chegam à calvície total. Em geral, apresentam um quadro de rarefação generalizada dos pelos que também se tornam mais finos. Geralmente, as manifestações da calvície feminina agravam-se após a menopausa.
Tipos
Seborreica: caracteriza-se por uma alternância entre períodos de melhora e piora. Alguns hábitos e situações podem agravar o problema, como: dieta rica em gordura, ingestão de álcool, banhos muito quentes e estresse emocional.
Traumática: é um tipo de queda de cabelo, em que ocorre algum tipo de ação mecânica sobre o couro cabeludo. Isso acontece, por exemplo, em situações de pressão ou tração do cabelo, pós cirurgias, uso excessivo de chapinhas de cabelo e ação de produtos químicos de alisamento e relaxamento dos fios.
Emocional: o estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece.
Tratamento
O tratamento visa ao prolongamento da vida útil dos folículos pilosos retardando ou interrompendo o processo de queda dos cabelos. Pode ser feito através do uso de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo, como o minoxidil, ou com medicamentos por via oral, como a finasterida ou a dutasterida. No caso das mulheres, produtos que diminuem a ação dos hormônios androgênicos sobre os cabelos também são uma opção de tratamento.