Dor de garganta, o que fazer?
Dor de garganta pode ser causada por inflamação na faringe, laringe ou amígdalas. Entenda as causas e como aliviar os sintomas no Blog da Saúde Hapvida.
Sua Saúde
1 de Novembro de 2019

A dor de garganta é um sintoma comum a muitas condições e doenças. Normalmente, é provocada por uma inflamação que atinge a faringe, mas pode afetar também a laringe ou as amídalas. A dor de garganta pode começar discreta, apenas com uma dorzinha ao engolir, mas aos poucos o corpo todo vai sentindo o reflexo deste mal estar.
O que causa a dor de garganta?
Existem várias causas para a dor de garganta, sendo mais de metade dos casos de origem viral. A causa mais frequente é uma infecção viral, como, gripe, resfriado, mononucleose e doenças da infância para as quais existe vacina, como sarampo, coqueluche, catapora e difteria. Mas muitas outras condições podem provocar o problema. Outras causas incluem infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz e até secura na garganta, provocada por ar condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta.
Sintomas da dor de garganta
Dependendo da causa, os sintomas incluem:
- Dor que geralmente piora ao engolir;
- Sensação de garganta arranhada;
- Dificuldade para engolir;
- Inchaço na região;
- Rouquidão;
- Pus nas amídalas (geralmente relacionado a infecção bacteriana).
Quando a dor é relacionada a uma infecção, frequentemente há outros sintomas, como: tosse, dores no corpo, febre, dor de cabeça.
Tratamento para a dor de garganta
O tratamento para dor de garganta depende da causa. Se estiver relacionada a uma doença viral, como gripe, é importante não usar antibióticos para tratá-la, pois eles eliminam apenas as bactérias, e não os vírus. O que é sempre mais indicado é que a pessoa procure seu médico para que ele faça o acompanhamento e receite o remédio ou tratamento mais preciso.
Prevenção
Não há como prevenir uma dor de garganta, mas alguns cuidados ajudam a reduzir seus os riscos. Entre eles, estão:
- Lave as mãos com frequência, especialmente quando você tiver contato com pessoas doentes ou com grandes aglomerações, como no transporte público;
- Mantenha distância de agentes irritantes, como cigarro, poluição e ar-condicionado;
- Não force a voz;
- Evite respirar pela boca;
- Beba muita água para evitar a desidratação.
Quais são os sintomas da gripe h1n1 também chamada de gripe suína?