Home

Quais são os sintomas da gripe h1n1 também chamada de gripe suína?

Você está atento aos sintomas da gripe h1n1, também conhecida como gripe suína? Separamos algumas informações importantes, no Blog da Saúde Hapvida. Confira!

Saúde de AZ

21 de Março de 2019

Mulher deitada em sofá assoando nariz com papel

A h1n1, ou influenza A, é provocada pelo vírus h1n1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão da h1n1 pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. A forma mais comum de contágio é a direta, de pessoa para pessoa, através de saliva contaminada expelida ao falar, tossir ou espirrar. O contato também é uma forma importante de transmissão. As mãos entram em contato com superfícies contaminadas e depois, ao tocar os olhos boca e rosto, podem transportar o vírus.

Por que a h1n1 é chamada de gripe suína?
A gripe h1n1 recebeu esse nome porque os especialistas acreditam que o vírus que transmite essa doença tenha se desenvolvido primeiro no porco. O vírus influenza A (causador da gripe em humanos) se instala no organismo desse animal, além do das aves e bovinos.

Sintomas da h1n1
Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe comum, mas a resistência viral e a intensidade do desconforto causado é maior. Outra característica particular são as evoluções da doença para inflamações mais graves do sistema respiratório, causando falta de ar e pneumonia. Febre repentina e alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, são características da gripe suína

Prevenção
Entre as medidas de prevenção contra o vírus h1n1, é recomendado a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável) para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.