Home

O que fazer quando o bebê engasgar?

É muito importante estar preparado, e saber o que fazer quando o bebê engasgar. Separamos algumas dicas importantes no Blog da Saúde Hapvida, confira!

Maternidade

6 de Janeiro de 2017

Bebê deitado em uma cama

Mães, pais e responsáveis estão de olho em tudo o que os seus bebês fazem. A atenção é dobrada quando os pequenos estão doentes ou sofrem algum acidente. Mas, em caso de engasgo nos bebês, como agir? Se o bebê não consegue chorar nem tossir, as vias aéreas podem estar fechadas, e você vai precisar ajudá-lo a voltar a respirar. Ele pode estar fazendo ruídos estranhos ou abrindo a boca sem emitir nenhum som. A pele pode começar a ficar muito vermelha, azulada ou arroxeada.

Se o bebê estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas.

Caso você perceba que seu filho está mesmo com alguma coisa presa na garganta, sente-se e o coloque de barriga para baixo sobre suas coxas, com a cabeça voltada para os seus joelhos. Segure-o por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando sua mão para sustentar a cabeça e o pescoço. Deixe que a cabeça do bebê fique mais baixa que o resto do corpo. Com a outra mão, dê cinco tapas firmes, mas não com muita força, nas costas da criança, entre as omoplatas.

Crianças e adultos

Em crianças maiores que já ficam em pé, a manobra é um pouco diferente. Mantenha a criança em pé e posicione-se atrás dela como se fosse abraçá-la pelas costas. Junte suas duas mãos, uma por cima da outra, abraçando a criança, e coloque-as na região logo acima do umbigo. Faça pressões rápidas na barriga para dentro e para cima, por seis a dez vezes. Essa técnica, conhecida como manobra de Heimlich, também funciona para desengasgar pessoas adultas.

O que não fazer

Não tente retirar o objeto com suas mãos, a menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. Se seu filho parece estar engasgado, mas você não viu se ele colocou alguma coisa na boca ou se ele estava comendo, leve-o ao hospital imediatamente. Ele pode estar com uma reação alérgica a algum alimento ou uma picada de inseto, por exemplo, ou com alguma infecção, como a laringite. É importante lembrar que um médico precisa ser consultado caso seu bebê precise de suporte.