Leucemia: diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de cura
A leucemia é uma doença maligna, mas o diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura. Entenda mais sobre a doença, no Blog da Saúde Hapvida.
Sua Saúde
9 de Fevereiro de 2021

A leucemia é uma doença maligna causada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as saudáveis. A medula é o local de formação das células sanguíneas, por isso afeta o sangue e se não cuidar, limita a vida do paciente e pode levar à morte. O diagnóstico e o tratamento precoce aumentam as chances de cura.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, existem mais de 12 tipos de leucemia, que são divididas em quatro primários: mieloide aguda, mieloide crônica, linfoide aguda e linfoide crônica, ambas com vários subtipos. A doença afeta pessoas de diversas faixas etárias e a incidência dela aumenta com o avançar da idade. Sedentarismo, consumo de álcool, tabagismo, e má alimentação são considerados fatores de risco para a leucemia.
Diagnóstico
Os sintomas da leucemia podem variar, dependendo do tipo da doença, mas existem alguns mais comuns. Entre eles estão:
- Febre ou calafrios;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Pequenas manchas vermelhas na pele;
- Suor excessivo, principalmente à noite e dores nos ossos e nas articulações;
- Desconforto abdominal;
- Infecções frequentes ou graves;
- Fadiga e fraqueza persistentes;
- Hemorragias ou hematomas recorrentes;
Tratamento
O médico hematologista, Daniel Ditzel Santos, do Grupo São Francisco, que integra o Sistema Hapvida, frisa que o tratamento atualmente é bastante individualizado e com boas chances de cura. “O objetivo é destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Incluir quimioterápicos, anticorpos monoclonais e, para alguns casos, transplante de medula – tanto da pessoa quanto para ela mesma ou medula doada por terceiros”, conclui. Para se tornar doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, estar em boas condições de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante.
Se a pessoa apresentar algum destes sintomas, é importante ir ao médico e solicitar exames de rotina. A doença pode ser diagnosticada antes de surgir qualquer um dos sinais. Uma alternativa é utilizar a telemedicina, medida que auxilia no combate à Covid-19 e permite uma avaliação médica de qualidade sem que o paciente precise sair de sua casa, com total segurança. Para realizar uma teleconsulta, acesse o site (hapvida.com.br) ou o aplicativo do Hapvida.