Febre amarela: as principais dúvidas sobre a doença
Febre amarela: tire suas dúvidas no Blog da Saúde Hapvida, onde você encontra conteúdos sobre saúde, bem-estar, doenças, seus tratamentos e muito mais!
Sua Saúde
8 de Novembro de 2017

A febre amarela é uma doença hemorrágica viral (sangramento de órgãos do corpo) que é transmitida principalmente por mosquitos. É chamada de "febre amarela", porque em casos graves, a pele fica de cor amarela.
Como é transmitida?
A febre amarela é transmitida aos seres humanos pela mordida de mosquitos infectados, principalmente, espécies de mosquitos Aedes e Haemagogus. A doença ocorre em duas formas. Febre amarela urbana (doméstica) e silvestre (selva). Ambas as formas são causados pelo mesmo vírus.
Quais os sintomas?
Os sintomas da febre amarela incluem febre, dor de cabeça, icterícia, dor muscular, náuseas, vômitos e fadiga.
Quem deve se vacinar?
Pessoas que vivem em área de risco para a doença, conforme determinado pela Secretaria de Saúde de seu Estado, devem procurar postos de saúde para tomar a vacina. Pessoas que viajarão para essas regiões também precisam se imunizar. Nesse caso, a dose deve ser aplicada no mínimo dez dias antes da viagem.
Não devem tomar a vacina:
· Mulher amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
· Alergia grave ao ovo;
· Em tratamento com quimioterapia/ radioterapia;
· Portador de doenças autoimunes;
· Em tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).
Como se prevenir?
Além da vacinação, medidas de prevenção de picadas de mosquitos devem ser tomadas. Os mosquitos que transmitem febre amarela geralmente são ativos durante o dia, quando viajam para áreas de alto risco:
· Use um repelente de mosquitos contendo DEET ou Icaridin.
· Use roupas de cor clara e de mangas compridas quando estiver ao ar livre.
· Evite que os mosquitos entrem em sua acomodação mantendo as portas / telas moscas fechadas.
· Use um mosquiteiro à noite se mosquitos estiverem presentes.
Qual o tratamento?
Atualmente, não existe um medicamento antiviral específico para tratar a febre amarela. Mas cuidados específicos para tratar a desidratação, insuficiência hepática e renal e febre melhoram os resultados. As infecções bacterianas associadas podem ser tratadas com antibióticos. Nos casos de pacientes infectados, o tratamento de suporte precoce feito em hospitais melhora as taxas de sobrevivência.