Home

Evite problemas respiratórios com as fogueiras juninas

Saiba como evitar os problemas respiratórios com as fogueiras juninas durante a época de festas. Leia o conteúdo no Blog da Saúde Hapvida e cuide de você.

Sua Saúde

21 de Junho de 2017

Pessoas com roupas de festa junina em um evento, com decoração temática

As grandes fogueiras que iluminam as festas juninas são um dos grandes atrativos dos festejos e fazem a alegria de crianças e adultos. À beira da fogueira, os milhos são assados e os fogos de artifício acessos, embelezando as noites juninas. No entanto, é preciso ter cuidado com a saúde ao estar próximo deles.

Fumaça
É um misto de gases nocivos à saúde. Mesmo em curto período de tempo, inalar fumaça pode causar efeitos imediatos,como a irritação dos olhos, nariz e garganta. Dependendo do que esteja sendo queimado, da distância em que a pessoa esteja e do tempo de inalação pode desencadear alergias como asma, rinite ou até mesmo um quadro de intoxicação. Tudo isso se desencadeia dos gases tóxicos, como o monóxido de carbono (CO) e o cianeto, que são liberados nesse processo.

Cuidados
As pessoas que já sofrem de complicações alérgicas tendem a ter mais facilidade em adquirir novos problemas respiratórios. Por isso, devem evitar o contato com fogueiras, fogos de artifícios e outros tipos de fumaça. Para elas, seguro é ficar bem longe dessa emissão de gases. Assim como, as crianças e os idosos merecem atenção especial, pois ambos são suscetíveis a terem alergias respiratórias ou alguma infecção viral.

Primeiros Socorros
Em caso de intoxicação, é necessário encaminhar a pessoa imediatamente ao hospital para que ela possa receber oxigênio. Inalar o monóxido de carbono diminui o suprimento de oxigênio do corpo. Assim, pode causar dores de cabeça, reduzir o estado de alerta e agravar uma condição cardíaca conhecida como angina (dor no peito decorrente da doença cardíaca isquêmica).  Caso ainda não haja atendimento médico, é primordial levá-lo a um local aberto e arejado, longe da fonte dos gases.