Home

Entenda as alterações causadas pela má postura

Sabe aquela dor nas costas que você sente diariamente? É possível que você se livre dela ao adquirir uma boa postura. Veja como no Blog da Saúde Hapvida!

Sua Saúde

24 de Abril de 2017

Mulher levando as mãos nas costas, indicando dores

Sabe aquela dor nas costas que você sente diariamente? É possível que você se livre dela ao adquirir uma boa postura. Por isso, seja sentado ou em pé, é importante manter a posição ereta para evitar alterações como lordose, cifose e escoliose.

Entre os benefícios de uma postura correta estão: a eficiência fisiológica, a força física, a diminuição da sobrecarga sobre músculos e articulações, sem contar que a postura alinhada deixa a respiração mais fácil e eficiente, porque permite o funcionamento correto do diafragma e do tórax, que não ficam comprimidos.

Evite a dor

As dores na coluna podem ser resultado de um conjunto de maus hábitos adquiridos no decorrer da vida, como o sedentarismo, movimentos repetitivos, excesso de peso e atividades de impacto.

Adotar uma postura correta pode minimizar as dores na coluna. Porém, nem sempre isso é possível. O que evita esse desconforto na coluna é a prática regular de atividade física e alongamentos, a variação da postura durante a rotina de trabalho e o mobiliário adequado no ambiente profissional.

Problemas na coluna

Lordose: é o aumento anormal da curva lombar levando à acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante podem provocar esse desvio.

Cifose: aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, causada pela má postura e por pouca atividade física.

Escoliose: é a curvatura lateral da coluna vertebral, que depende, em grande parte, da idade que se inicia. Durante o período da adolescência, a velocidade de crescimento é maior. As causas mais comuns são: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado e malformação das vértebras.

Atividades físicas

É necessário realizar uma avaliação médica e verificar o estado de saúde física. No entanto, quem tem pré-disposição a ter problemas de coluna, deve procurar realizar exercícios físicos que fortaleçam a musculatura e que não tenham impacto, como a hidroginástica, natação e o pilates.

Caso os sintomas de alterações na coluna se manifestem, a orientação é procurar o ortopedista para o tratamento ideal.