Depressão sazonal
Depressão sazonal: saiba mais sobre o assunto e confira diversos conteúdos a respeito de saúde, tratamentos de doenças e mais, no Blog da Saúde Hapvida!
Sua Saúde
21 de Dezembro de 2020

Dezembro traz muitas confraternizações e as tradicionais festas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo. Este é o período em que as famílias se reúnem para comemorar o encerramento de um ciclo e a chegada de um novo ano. Para muitas pessoas é um período especial, pelas festas, pelas energias, perspectivas de um novo tempo. Contudo, para outras pessoas, este momento revela sentimentos de tristeza, melancolia e desânimo. É aí que está a depressão sazonal.
A psicóloga do Sistema Hapvida, Suellen Saraiva, explica que a depressão sazonal é um transtorno de humor que acomete o indivíduo todos os anos, em um determinado período. “As pessoas acreditam que as festas de final de ano normalmente são felizes, porque as famílias se reúnem para celebrar. Mas é uma época muito difícil para quem sofre de algum tipo de transtorno mental, como a depressão, transtornos de mudança de humor, ou para quem teve alguma perda significativa e está em processo de luto. Assim como para quem enfrenta problemas de dependência química e emocional. Então, esta época de final de ano não é um momento feliz para todo mundo, pelo contrário, para algumas pessoas é um momento difícil de recaídas das depressões e das abstinências”.
Sintomas da depressão sazonal
-Crises de fadiga durante o dia;
-Baixa produtividade no trabalho;
-Dificuldade de concentração;
-Vontade de comer mais carboidratos e doces, resultando em aumento de peso ou, então, a falta de apetite;
- Mudanças no humor, com picos de ansiedade, irritabilidade, apatia e agitação;
-Isolamento e falta de vontade de sair de casa;
Os tipos de depressão
- Transtorno depressivo maior;
- Depressão bipolar;
- Distimia (transtorno depressivo persistente);
- Depressão pós-parto;
-Transtorno disfórico pré-menstrual;
-Depressão psicótica;
- Transtorno depressivo induzido por substância/medicamento;
Assim como qualquer distúrbio de humor, Suellen enfatiza que a depressão sazonal merece atenção e tratamento. “A depressão sazonal existe e é sim uma depressão que precisa ser vista como uma doença mental e um dos transtornos mais graves que temos dentro da área da saúde mental. Quando não cuidada, vira uma depressão crônica e pode ter prejuízos mais graves. O tratamento é medicamentoso, com acompanhamento médico e acompanhamento psicológico. “É muito importante que as pessoas não tenham medo ou vergonha e busquem ajuda profissional, assim como é muito importante observarmos as pessoas próximas a nós, mudanças de comportamento, de humor, tristeza sem motivo aparente e desânimo são sinais de alerta de que esta pessoa pode estar precisando de ajuda”, finaliza.
Síndrome do pânico: entenda a relação com a ansiedade e a depressão