-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Dengue: veja como diagnosticar e prevenir
A dengue é uma doença febril aguda, e apesar de comum, deve ser tratada com atenção e cuidado. Saiba como diagnosticar e prevenir, no Blog da Saúde Hapvida.
Sua Saúde
31 de Maio de 2019

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem quatro tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Em alguns casos, a ausência de sintomas faz com que a doença passe despercebida, em outros, ocorrem complicações graves que podem levar a óbito. Essas diferenças marcam as diferentes apresentações da doença: clássica, hemorrágica e com complicações.
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), associada à dor de cabeça, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira que também são comuns em viroses e Chikungunya, confundido à pessoa. Num período de três a sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
Diagnóstico
O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos três a cinco dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus testes sorológicos.
Tratamento
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Conheça também o eritema infeccioso, a doença confundida com a dengue e o sarampo.