Home

Cuidados com os rins: fique atento

Verifique quais os principais sinais de doenças renais e os cuidados que devemos tomar com os ruins diariamente. Entenda isso aqui no Blog da Saúde Hapvida!

Saúde de AZ

10 de Março de 2020

Mulher com dores levando a mão à lateral do corpo próximo a região dos rins

Nem sempre é fácil identificar a dor nos rins, que pode ser rápida ou prolongada. De qualquer forma, é preciso estar atento aos sinais de doenças renais e procurar ajuda médica logo que perceber alguns sintomas.

Os rins são muito importantes para a saúde do corpo humano, eles filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, substâncias que ajudam no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção de nutrientes (cálcio, por exemplo) dos alimentos que ingerimos. 

Doença renal crônica

A doença renal crônica é uma perda progressiva e irreversível da função renal. Hoje é considerada uma epidemia e um problema de saúde pública, em que o número de portadores só aumenta.

As causas mais comuns de doenças renais são a hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) e o diabetes mellitus. Mas também há por cálculos renais, infecções urinárias de repetição, uso abusivo de anti-inflamatórios, entre outros. Por isso, é indicado ingerir remédios que sejam prescritos por médico, não fumar e evitar o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

Sintomas

No começo, a doença renal crônica não tem sintomas. Há situações que a pessoa pode perder 90% da função renal sem perceber. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são essenciais, pois permitem controlar o avanço da doença e a necessidade de tratamentos mais complexos.

O corpo pode manifestar alguns sinais e é preciso ficar atento a eles, sendo: urina com coloração muito escura, dor lombar, queimação ou dor ao urinar, histórico de pedra nos rins na família, entre outros.

O exame de urina (sumário de urina) e o exame de sangue (creatinina) podem ajudar na detecção precoce da alteração da função renal. O tratamento muda de acordo com a perda da função renal. Entre as opções, destacam-se o tratamento conservador, sendo necessário mudanças no estilo de vida do paciente, outros tratamentos incluem por exemplo, a diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal), ou em casos mais avançados, é necessário a realização do transplante renal.

Procure o atendimento especializado para realizar avaliação da função renal e tratamento adequado.

Prevenção

Todos nós sabemos que os rins são os dois órgãos importantes do corpo humano e responsáveis pelo controle do volume de água do corpo. Então é muito importante cuidar bem deles, principalmente mudando hábitos, mantendo uma alimentação saudável e se hidratando bem, pois a água é uma ótima aliada à saúde renal.

1 - Mantenha-se em forma e pratique atividade física regularmente;
2 - Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes;
3 - Monitore sua pressão arterial;
4 - Evite o sobrepeso e a obesidade;
6 - Não fume;
7 - Não tome remédios sem orientação médica;
8 - Consulte um médico regularmente para verificar a situação dos seus rins.