
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Conheça os métodos e os riscos da depilação
Cera, lâmina ou laser? Conheça os métodos de depilação e quais seus riscos. Veja no Blog da Saúde Hapvida como deixar a depilação em dia sem prejudicar a saúde!
Bem-Estar
31 de Maio de 2017

Se você resolveu ir à praia em cima da hora e percebeu que precisa urgentemente de uma depilação, não se desespere! Ainda dá tempo de contornar o problema de forma prática e eficaz, sem prejudicar a saúde da pele. Porém, sempre fica a dúvida: qual o melhor método?
Cera, lâmina ou laser
A forma de depilação que mais agride a pele é com lâmina, embora não cause dor. É importante verificar se ela não está enferrujada, suja ou até usada por terceiros. A cera também apresenta riscos de cortes e lesões, principalmente se for mal executada. O mais importante nesse método é nunca reutilizar cera pelo risco de contaminação da pele. A depilação a laser é considerada hoje uma ótima opção, além de não causar dor e não provocar efeitos diversos.
Principais áreas
Pernas: seja com lâmina ou com cera, o indicado é sempre realizar uma esfoliação no local antes da depilação, isso facilita a remoção dos pelos e evita irritações na pele.
Buço: se for utilizar cera evite se expor ao sol, durante 24h pelo menos, para evitar manchas na área depiladas.
Partes íntimas: a atenção deve ser redobrada, pois qualquer método de depilação escolhido costuma causar rachaduras na região aumentando os riscos de agentes infecciosos que causam doenças.
Rosto: lâmina pode causar irritações e foliculite, principalmente se não houver uma preparação da pele e os intervalos entre a depilação forem muito rápidos.
Função dos pelos
Os pelos têm a função de proteção contra vários fatores da natureza e do próprio organismo:
Sobrancelhas cílios: protegem contra o frio ou contra substâncias estranhas.
No nariz: defende contra as impurezas.
Partes íntimas: embora muitos prefiram retirar tudo, os pelos pubianos não representam falta de higiene, e sim cuidados com a região. Pois com os folículos abertos têm mais possibilidades de uma possível infecção por bactérias ou vírus. Além disso, é uma região de muita sensibilidade.