Home

Celulites: saiba como prevenir e tratar

Prevenção e tratamento de celulites são essenciais. Saiba mais no Blog da Saúde Hapvida, com conteúdos sobre saúde, bem-estar, tratamentos de doenças e mais!

Sua Saúde

1 de Outubro de 2018

Mulher sgurando um pote de salada enquanto come pizza

As celulites são marcas no corpo que geralmente costumam causar incômodo em algumas mulheres. Porém, muitas outras, principalmente modelos e atrizes, têm perdido a vergonha de mostrar suas celulites, aprendendo a celebrar a beleza real e natural. Mas para quem desejar, existem várias formas de tratamento e produtos que podem amenizar ou eliminar as celulites.

A palavra celulite é um termo popular atribuído a uma condição clínica denominada de Lipodistrofia Ginóide, identificada por alterações no relevo da pele. Geralmente, são lesões deprimidas ou elevadas.

Causas

Como não existe apenas uma causa, acredita-se que as áreas com a lesão apresentam diminuição da microcirculação sanguínea e linfática locais. A influência hormonal, especialmente o estrogênio, obesidade e flacidez também interferem no seu surgimento.

Classificação

A classificação se diferencia entre o grau I ao IV: inicialmente possui aparência normal, em seguida apresenta relevo ao comprimir a pele e no terceiro grau se nota o aspecto de “casca de laranja” em repouso. Já no último estágio, conseguimos palpar nódulos dolorosos e grudados às camadas profundas da pele devido a aparência ondulada.

Tratamento

O tratamento deve adotar diversas medidas em conjunto, como dieta equilibrada que evita ingestão excessiva de açúcares e gorduras e a prática de exercícios físicos para manter um índice de massa corporal normal. O tratamento complementar dependerá das lesões específicas de cada paciente. Podemos lançar mão de drenagem linfática, hidratantes, suplementos orais, tecnologias a laser, aparelhos de radiofrequência, ultrassom microfocado, fontes de luz e até lipoaspiração.

Apesar da baixa incidência, os homens também lidam com celulites em virtude de seus baixos níveis de estrogênio e pela anatomia masculina ser caracterizada por uma menor disposição de gordura nos locais com maior predisposição. Mulheres negras e asiáticas, genética familiar favorável, controle do peso e ausência de influências hormonais adicionais são fatores protetores contra o surgimento das celulites.