Home

Atenção com as gengivas sensíveis

Gengivas sensíveis e vermelhas? Pode ser um sinal de gengivite, que pode evoluir para periodontite e afetar seus dentes. Entenda mais no Blog da Saúde Hapvida.

Saúde Bucal

26 de Julho de 2016

Mulher com expressão de dor levando uma mão ao queixo

Gengivas sensíveis são um sinal de alerta para você redobrar os cuidados com a saúde bucal. Sintoma característico da gengivite, a inflamação da gengiva pode comprometer um ou mais dentes.

Os cuidados devem ser redobrados, poque a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação. Ela provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

A periodontite é causada quando a gengivite não é tratada ou quando o seu tratamento é adiado. Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. A perda deste suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo.

A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.

Sintomas

- Mau hálito

- Gengivas com aspecto vermelho vivo ou arroxeado

- Gengivas com aspecto brilhante

- Gengivas que sangram com facilidade (principalmente durante a escovação)

- Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma

- Dentes soltos

- Gengivas inchadas

Tratamento

Os principais objetivos do tratamento da periodontite são reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes. As superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados se houver suspeita de que estejam facilitando a ocorrência da periodontite.

Um dos métodos para reverter a doença periodontal é a raspagem dos dentes. Sobre esse procedimento, vamos falar dos cuidados que devem ser tomados antes e depois da cirurgia.

Confira:

- Antes da cirurgia: antes de qualquer cirurgia de gengivas, você receberá um anestésico local para adormecer a zona. Além disso, o periodontista (ou higienista dental) limpará os dentes. O periodontista pode perguntar sobre qualquer medicamento e condições de saúde crônicas que possam causar impacto sobre a cirurgia.

- Durante a cirurgia: o cirurgião recolhe as gengivas para trás para formar um retalho, a fim de chegar ao tecido embaixo das gengivas. Elimina-se o tecido infectado por baixo e entre os dentes, e logo o cirurgião continua com a raspagem do dente e a escovação da raiz, para eliminar a placa e as bactérias por baixo da linha da gengiva. A raspagem e escovação também alisarão os pontos ásperos das raízes do dente, que poderiam favorecer a recorrência da doença das gengivas.

- Depois da cirurgia: o cirurgião colocará outra vez a gengiva em seu lugar mediante sutura. Os pontos de sutura podem ser solúveis, ou deverão ser retirados quando você retorne para a consulta de acompanhamento da cirurgia, entre sete a dez dias depois. O cirurgião também pode colocar um curativo cirúrgico especial denominado pacote periodontal, sobre o local afetado.

Prevenção

Para não ser submetido a esse procedimento, o melhor é investir na prevenção e cuidado com os dentes. Portanto, é importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente e isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para remover o acúmulo de placa e tártaro dos dentes.

A higiene oral rotineira, cuidadosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista demonstrará melhores técnicas de escovação e ensinará o uso correto do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.