4 passos fundamentais para definir os músculos de forma saudável
Defina músculos de forma saudável. Saiba como no Blog da Saúde Hapvida, seu portal de conteúdos sobre saúde, bem-estar, tratamentos de doenças e muito mais!
Sua Saúde
24 de Setembro de 2018

Ter um corpo com músculos bem definidos e barriga sarada é o que muitas pessoas desejam. Porém, é necessário seguir todos os passos corretamente para que isso ocorra de forma natural e saudável. A suplementação vitamínica pode ser aliada à prática de musculação, mas quando ingerida sem a orientação de um profissional especialista da saúde, pode se tornar uma grande vilã.
É comum o relato de pessoas que fazem uso indiscriminado de várias substâncias sem uma avaliação nutricional, médica ou física. Essas pessoas costumam seguir figuras famosas nas redes sociais, copiam receitas, fórmulas, treinos, e acham que terão um resultado semelhante. Mas aí vem a frustração e, em casos mais graves, até mesmo doenças sérias.
Nem toda atividade de musculação exige ou depende de suplementação. Tudo depende de como está o organismo dessa pessoa. Sem exames prévios, é impossível saber quais são as carências nutricionais e as dificuldades daquele organismo.
Então, para dar uma forcinha a quem está iniciando a atividade física com o objetivo de perder gordura e ganhar a chamada “massa magra”, que é basicamente o peso dos músculos em crescimento, trouxemos um passo a passo de como começar da maneira mais adequada e assertiva possível.
PASSO Nº 1
Primeiro, é preciso passar por uma consulta com um profissional da medicina, que pode ser um clínico geral. Ele irá solicitar os exames e fazer o encaminhamento para testes com cardiologista, a fim de saber como está a sua capacidade cardiopulmonar. Com os resultados em mãos, o médico vai saber se algum nutriente está em falta.
PASSO Nº 2
Já ciente de como está o organismo, você pode buscar um médico nutrólogo para acompanhar o processo de perda de peso, ganho de massa e de reequilíbrio bioenergético. O especialista da nutrologia vai indicar tratamentos com medicamentos e suplementação que auxiliam o metabolismo.
PASSO Nº 3
Agora que já sabe o que deverá evitar comer e o que vai precisar mudar na rotina alimentar, a pessoa deve procurar um profissional da Educação Física para auxiliá-la na atividade física. Cada pessoa tem um biótipo, que precisa ser respeitado. É uma questão genética e isso é da natureza de cada um.
PASSO Nº 4
Com a atividade física em plena execução e com uma nova rotina de alimentação mais saudável, é necessário definir as prioridades e os objetivos e, então, optar pela suplementação. Veja uma lista dos suplementos mais comuns:
· Whey Protein: é uma proteína extraída do soro do leite que juda no aumento de massa muscular, redução da gordura corporal substituindo a massa gorda pela massa magra. Outros benefícios são a diminuição da fadiga muscular e o aumento da função do sistema imunitário.
· BCAA: é formado por três aminoácidos que o corpo humano não consegue produzir: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, geralmente utilizado antes e depois do treino. Ajuda na construção e hipertrofia muscular.
· TERMOGÊNICOS: transformam em energia as calorias oriundas da gordura corporal e da alimentação, além de manter o metabolismo acelerado durante o dia.
· ALBUMINA: é uma proteína da clara do ovo. Esse suplemento não é tão adorado no meio da musculação por causa de efeitos colaterais inconvenientes, como o acúmulo de gases. Mas ele é eficiente na construção e na definição muscular. Possui também BCAAs aminoácidos importantes para o corpo.