10 cuidados que você deve ter para manter a voz saudável
Muita gente não leva a sério e acha que não é preciso cuidar da voz. Veja no Blog da Saúde Hapvida 10 cuidados que você deve ter para manter a sua saudável!
Sua Saúde
18 de Abril de 2019

Muita gente não leva a sério e acha que não é preciso cuidar da voz, até sentir aquela rouquidão, dor na hora de falar, aspereza, tosse ou a garganta coçando. O cuidado e atenção com esse instrumento de comunicação não deve se limitar apenas a quem trabalhar com ele.
As principais estruturas responsáveis pela produção vocal são as pregas vocais. Elas ficam localizadas na laringe e para que a voz seja produzida, é necessário que o ar, vindo dos pulmões durante o ato de expiração, passe pelas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. Essa vibração ou som é o que chamamos de voz.
Algumas atitudes que costumamos tratar como normal, muitas vezes, provocam problemas na voz, como falar muito alto ou em ambiente muito ruidoso, tensão e/ou esforço ao nível de pescoço e ombros durante a fala, falar durante longos períodos de tempo e pigarrear excessivamente.
Doenças da voz
Entre as doenças que podem desencadear problemas de saúde, devido ao mau uso da voz, são os nódulos vocais, pólipos e cistos, disfonia e laringite. Os sintomas incluem rouquidão, voz soprosa e falhas na voz. Além de garganta seca, necessidade de pigarrear, que tendem a progredir por dias ou semanas. No caso de problemas vocais, é muito importante buscar ajuda com um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista.
Para combater problemas com a voz é preciso tomar alguns cuidados, veja 10 dicas para manter uma voz saudável:
1. Lembre-se de beber muita água;
2. Evite falar excessivamente, faça pausas ao longo do dia (repouso vocal) e dê intervalos enquanto fala;
3. Evite falar em local muito ruidoso, espere diminuir o barulho para continuar sua fala;
4. Evite pigarrear, devendo substituir por tosse ou deglutir a saliva;
5. Evite falar muito durante estados gripais ou crises alérgicas;
6. Aqueça sua voz, preparando os músculos para a produção da voz;
7. Relaxe a garganta fazendo exercícios de desaquecimento após falar por mais tempo;
8. Em alguns casos, pastilhas e balas em geral devem ser evitadas porque causam uma sensação de alívio imediato e você pode não perceber que está falando com esforço;
9. Fumar, pois o fumo irrita a mucosa das pregas vocais;
10. Coma alimentos como maçã e frutas cítricas, que tem propriedade adstringente e favorecem a limpeza e lubrificação.