-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Gastrite, saiba mais sobre o tratamento
A gastrite é uma infecção ou inflamação das mucosas que protegem o estômago. Conheça os sintomas e opções de tratamento, aqui no Blog da Saúde Hapvida!
Sua Saúde
10 de Dezembro de 2019

O que é gastrite?
A gastrite é uma infecção ou inflamação das mucosas que protegem o estômago. Ocorre quando os sucos digestivos produzidos pelo organismo atacam a parede que reveste o órgão, provocando sensação de queimação/corrosão. Geralmente, de maneira geral, o termo gastrite é utilizado para fazer referência às dores que atacam o estômago. No entanto, é uma doença que requer diagnóstico e tratamento médico específico.
Qual é a causa da gastrite?
A gastrite é causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que se instala abaixo do muco do estômago e libera uma enzima capaz de alterar o pH dos órgãos que estiverem próximos. Na medida em que essa bactéria se multiplica, a infecção se agrava e a parede do estômago é corroída, provocando ardência e sensação de queimação. Outros fatores que podem contribuir com a evolução da gastrite são a má alimentação, o uso frequente de anti-inflamatórios e o consumo excessivo de álcool.
Gastrite nervosa
A gastrite nervosa ocorre devido a exposição do indivíduo a situações de tensão, ansiedade, nervosismo e estresse. Porém, manifesta-se da mesma maneira, apresentando azia, queimação, ardência, perda de apetite, entre outros.
Gastrite, sintomas
Os sintomas mais comuns são:
- Dores de estômago;
- Má digestão;
- Náusea e enjôos;
- Arrotos frequentes;
Como tratar a gastrite?
Para o tratamento da gastrite o ideal é consultar um especialista para que ele possa orientar o tratamento mais eficaz. Alguns hábitos alimentares podem ajudar a diminuir os sintomas da gastrite como:
- Alimentar-se regularmente evitando permanecer com estômago vazio por muito tempo;
- Evitar o consumo de alimentos fritos;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Evitar o consumo excessivo de café.