Hospital São Bernardo - Hapvida
Horario de Atendimento
24h
Telefone
(11) 4122-6500
Localização
- A menos de 500 metros da Prefeitura de São Bernardo do Campo;
- A 500 metros do Shopping Metrópole;
- A 750 metros do Poupatempo São Bernardo do Campo.
Facilidades
Banheiro acessível
Rampa Acessível
Acompanhantes
Confira aqui os direitos e deveres dos acompanhantes.
Sobre a unidade
Com pronto-socorro clínico e ortopédico 24 horas, o Hospital São Bernardo é referência em alta complexidade. Presta pronto-atendimento em cirurgia geral e é especialista em hemodinâmica, em que realiza o diagnóstico e o tratamento de patologias neurológicas e cardiovasculares. Com 141 leitos, atende pacientes de diversos planos de saúde.
- 102 leitos entre apartamentos e enfermarias
- 39 leitos de UTI adulto
- Centro Cirúrgico (7 salas cirúrgicas)
- Exames complementares
Especialidades
Terapias
Convênios atendidos
Este hospital atende beneficiários de diversos convênios que precisam de uma assistência à saúde de qualidade.
- Abas
- Allianz Saúde
- Amil Assistência Médica
- Apas Santos
- Assist Card
- Assoc. Brasileira das Empresas de Medicina (Abramge)
- Bradesco Saúde
- Bradesco Operadora
- Cabesp
- Capep
- Cassi
- Central Nacional Unimed
- CET
- Cruz Azul
- Danamed
- Docctor Med
- Economus
- ESM - Eight Soluções Médicas (IAMSPE)
- Funserv
- Gama Saúde Ltda.
- Geap Saúde
- Golden Cross
- H.B. Saúde
- Investprev Seguradora
- Life Empresarial
- Livri Saúde
- Mapfre Assistência
- Mediservice
- MedSenior
- Metrus
- Mondial Assistance
- Notre Minas - antiga Vitallis Medisanitas
- Particular
- Porto Med Saúde
- Porto Seguro Saúde
- Postal Saúde
- Prevent Senior
- Prime Saúde
- QSaúde
- Sami Assistência Médica Ltda
- São Cristovão
- Saúde Caixa
- Sepaco
- Sistemas e Planos
- SulAmérica
- Total Medcare
- Trasmontano
- Unimed Seguros
- Vivest (Fundação Cesp)
- World Medical
- WTA Assist. do Brasil
Dúvidas Frequentes
Há atendimento de clínico geral no Hospital São Bernardo?
Sim, o Hospital São Bernardo oferece atendimento de clínico geral, inclusive no pronto-socorro.
A Unidade atende consultas particulares?
Sim, o Hospital São Bernardo atende consultas particulares.
Quais são os exames atendidos pelo hospital?
Hemodinâmica, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, raios X e laboratoriais.
O Hospital São Bernardo faz pré-natal e parto particulares?
Não. O Hospital São Bernardo não atende as especialidades de ginecologia e obstetrícia; não possui maternidade.
O Hospital São Bernardo possui estacionamento para pacientes?
Não, mas ao lado do Hospital São Bernardo há estacionamento terceirizado, com custos.
O que é necessário apresentar em um atendimento de consulta, exame ou pronto atendimento?
É obrigatória a apresentação da carteirinha digital (disponível no aplicativo Hapvida NotreDame) e documento com foto.
Como devo proceder se eu não conseguir comparecer na data e/ou horário do agendamento?
Na Área do Beneficiário, clique em "Cancelar Consulta", selecione o beneficiário e a consulta que deseja cancelar. É muito importante desmarcar a consulta através do Portal, afinal, este horário poderá ser utilizado por outros beneficiários que necessitem de atendimento médico. Para unidades de Núcleo de Terapias Integradas, o contato deve ser realizado com a própria unidade. Importante: Assim que efetivado o cancelamento da consulta, o horário estará disponível e poderá ser utilizado por outro beneficiário, portanto, certifique-se que está cancelando a consulta correta antes de avançar.
Direitos e Deveres dos Pacientes e Acompanhantes
- Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem qualquer preconceito ou discriminação.
- Ser identificado por nome completo, data de nascimento e tratado pelo seu nome.
- Receber informações sobre as normas da instituição.
- Receber informações claras, simples e compreensíveis, adaptadas à sua condição cultural, por parte da equipe que o assiste, a respeito de seu diagnóstico, opções de terapêuticas e riscos envolvidos.
- Receber informações sobre medicamentos, hemocomponentes e demais produtos que lhe serão administrados, antes de recebe-los.
- Receber tratamento hospitalar adequado para controlar e minimizar dores físicas, de acordo com as diretrizes ou protocolos clínicos da instituição.
- Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, de forma livre e voluntária, após receber adequada informação, desde que não esteja em risco de vida. No caso de impossibilidade de expressar sua vontade, o consentimento deverá ser por seus responsáveis.
- Ter acesso a seu prontuário, de acordo com a legislação e normas internas da instituição.
- Ter resguardado a confidencialidade de toda e qualquer informação, por meio de manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco a terceiros ou a saúde pública.
- Receber ou recusar assistência psicológica ou religiosa.
- Ter respeitadas suas crenças espirituais e religiosas, bem como seus valores éticos e culturais.
- Ter garantida a sua segurança, individualidade, privacidade, integridade física, psíquica e mora. Para tanto, o paciente tem direito a manter a sua privacidade com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que a resguarde.
- Ter assegurados seus direitos, em se tratando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos, de acordo com a legislação vigente e política da instituição.
- Ter direito a acompanhante de sua escolha durante todo o período de observação / internação, de acordo com a legislação e normas da instituição.
- Participar de todas as decisões sobre o seu cuidado, tendo garantia de que a equipe que o assiste fornecerá informações e esclarecimentos a cerca de suas dúvidas.
- Indicar familiar e/ou responsável para tomar decisões a respeito de procedimentos diagnósticos e medidas de ressuscitação ou outros tratamentos de sustentação da vida, aplicável a maiores de 18 anos ou legalmente emancipados.
Deveres dos pacientes e acompanhantes
- Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, uso de medicamentos ou substâncias que provoquem farmacodependência, procedimentos médicos pregressos e outros relacionados à sua saúde.
- Seguir as orientações da equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.
- Conhecer e respeitar as normas e regulamentos da instituição.
- Zelar e responsabilizar-se pelas instalações da instituição colocadas à sua disposição.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviços da instituição, tratando-o com civilidade e cortesia, contribuindo no controle de ruídos e comportamento de seus visitantes.
- Respeitar a proibição de fumo, extensivo aos seus acompanhantes e visitantes, conforme legislação vigente.
- Em se tratando de crianças, adolescentes ou adultos considerados incapazes, as responsabilidades acima relacionadas deverão ser exercidas pelos seus responsáveis legais.
- Ofertar ao paciente somente alimentos fornecidos pela instituição. É terminantemente proibido oferecer ao paciente internado ou em observação, alimentos de procedência externa.
- A enfermagem deverá ser avisada caso o paciente traga algum medicamento próprio.
- Os pacientes e acompanhantes tem o dever de zelar pelos seus pertences durante sua permanência na instituição.
- O paciente e/ou acompanhante não deve manusear qualquer equipamento utilizado na sua assistência.
- O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à saúde à prevenção das complicações ou sequelas, à sua reabilitação e promoção da sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
- Pacientes, acompanhantes e visitantes devem usar roupas adequadas ao entrar ou permanecer nas áreas comuns da instituição.