24h
Telefone: (15) 3212-7600
• A 350 metros da Paróquia São Paulo Apóstolo;
• A 750 metros da Procuradoria - Seccional da Fazenda Nacional;
• Cerca de 1 km do Sorocaba Shopping.
Banheiro acessível
Rampa Acessível
Confira aqui os direitos e deveres dos acompanhantes.
Sobre a unidade
Especializado em urgências e emergências e referência em atendimento materno-infantil
Um pronto-socorro em Sorocaba apto a atender as mais diversas especialidades médicas: este é o Hospital e Maternidade Modelo, com estrutura composta por centro cirúrgico de alta tecnologia e ações de cuidados especiais com a saúde do recém-nascido, inclusive com a adoção do Método Canguru, modelo de assistência focado em casos prematuros. Com maternidade reconhecida pelo selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), da OMS e do UNICEF, o hospital possui a certificação Qmentum International, que reforça o compromisso com a governança e boas práticas assistenciais, além da acreditação ONA Nível 3 (Excelência), a qual atesta os cuidados com a segurança do paciente.
82 leitos entre apartamento e enfermaria
UTI Adulto e Neonatal
Centro cirúrgico apto a cirurgias complexas, internações cirúrgicas, clínicas e obstétricas
Unidades de internações com leitos privativos e semi privatizados
Especialidades
Terapias
Convênios atendidos
- 2 Grupo de Artilharia de Campanha Leve (FUSEX ITU)
- Abas
- Allianz Saúde
- Amafresp
- Amil Assistência Médica
- APAS – Sorocaba/ Votorantim
- APAS – Itapetininga
- Assist Card
- Associação Torre de Vigia
- Assoc. Brasileira das Empresas de Medicina (Abramge)
- Bradesco Saúde
- Bradesco Operadora
- Cabesp
- Care Plus
- Caring
- Cassi
- Danamed
- Economus
- Euro Center
- Fenix Medical
- Funserv
- Gama Saúde Ltda.
- Geap Saúde
- Go Care Saúde
- Golden Cross
- Hapvida
- H.B. Saúde
- Korv Seguradora
- Life Empresarial
- Mapfre Assistência
- Marinha do Brasil - Centro Tecnológico
- Maximed - Assoc. Com. Ind. e Empresas de Prest. Serv. do Estado de SP (ACIESP)
- Maximed - Assoc. dos Ferroviários de Jundiaí, Sorocaba, Santos e Região
- Maximed - Assoc. Regional dos Usuários de Serv. Saúde do Estado de SP
- Mediservice
- Metrus
- Mondial Assistance
- Multi Med
- Notre Minas (Vitalis/MediSanitas)
- Omint Saúde
- Particular
- Plano São Camilo de Itu
- Porto Seguro Saúde
- Postal Saúde
- Prime Saúde
- Proasa Saúde
- Real Grandeza
- Santa Casa de Itapeva
- São Lucas Saúde
- Saúde Caixa
- SulAmérica
- Total MedCare
- Usisaúde (Fundação São Francisco Xavier)
- Vivest (Fundação Cesp)
- WTA Assist. do Brasil
- World Medical
Dúvidas Frequentes
Como saber qual a lista de itens para a maternidade?
Lista de gestante 2 camisolas abertas na frente. 4 calcinhas confortáveis. 2 sutiãs para amamentação. 1 par de chinelos de borracha. 1 troca de roupa. Kit higiene (sabonete, shampoo, condicionador, creme dental, escova de dente e escova de cabelo). 2 pacotes de absorvente higiênico.
Este hospital faz parto particular? Como saber valores?
Sim, o Hospital Modelo faz partos particulares. Para saber valores, basta entrar em contato com a área financeira da Unidade.
Qual a idade mínima para visitar a maternidade do Hospital Modelo?
A idade mínima para visitar a maternidade do Hospital Modelo é 12 anos.
Quais são os horários de visita a pacientes que estejam internados e na maternidade?
A visita a pacientes deve seguir as orientações abaixo: - O visitante deverá ter o plano completo de vacinação COVID, ou seja, 3 vacinações (necessário apresentar o comprovante na recepção). - O visitante não apresentar sintomas gripais na data da visita. - Seguir os horários pré-determinados: UTI Neonatal e UON – 9h30 (boletim médico) e 21h Enfermaria e Maternidade – 8h e 20h UTI adulto – 10h30 - A duração da visita é de 30 minutos
O que é necessário apresentar em um atendimento de consulta, exame ou pronto atendimento?
É obrigatória a apresentação da carteirinha física ou digital (disponível no aplicativo Hapvida NotreDame) e documento com foto.
E se eu esquecer a carteirinha, o que posso apresentar para não perder minha consulta ou outro atendimento?
Basta baixar o app Hapvida NotreDame em seu smartphone pelo Google Play ou Apple Store. Nele você pode acessar sua carteirinha digital e apresentá-la juntamente a um documento com foto para atendimento em toda a rede coberta pelo seu plano.
Como devo proceder se eu não conseguir comparecer na data e/ou horário do agendamento?
Na Área do Beneficiário, clique em "Cancelar Consulta", selecione o beneficiário e a consulta que deseja cancelar. É muito importante desmarcar a consulta através do Portal, afinal, este horário poderá ser utilizado por outros beneficiários que necessitem de atendimento médico. Para unidades de Núcleo de Terapias Integradas, o contato deve ser realizado com a própria unidade. Importante: Assim que efetivado o cancelamento da consulta, o horário estará disponível e poderá ser utilizado por outro beneficiário, portanto, certifique-se que está cancelando a consulta correta antes de avançar.
Direitos e Deveres dos Pacientes e Acompanhantes
- Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem qualquer preconceito ou discriminação.
- Ser identificado por nome completo, data de nascimento e tratado pelo seu nome.
- Receber informações sobre as normas da instituição.
- Receber informações claras, simples e compreensíveis, adaptadas à sua condição cultural, por parte da equipe que o assiste, a respeito de seu diagnóstico, opções de terapêuticas e riscos envolvidos.
- Receber informações sobre medicamentos, hemocomponentes e demais produtos que lhe serão administrados, antes de recebe-los.
- Receber tratamento hospitalar adequado para controlar e minimizar dores físicas, de acordo com as diretrizes ou protocolos clínicos da instituição.
- Consentir ou recusar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, de forma livre e voluntária, após receber adequada informação, desde que não esteja em risco de vida. No caso de impossibilidade de expressar sua vontade, o consentimento deverá ser por seus responsáveis.
- Ter acesso a seu prontuário, de acordo com a legislação e normas internas da instituição.
- Ter resguardado a confidencialidade de toda e qualquer informação, por meio de manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco a terceiros ou a saúde pública.
- Receber ou recusar assistência psicológica ou religiosa.
- Ter respeitadas suas crenças espirituais e religiosas, bem como seus valores éticos e culturais.
- Ter garantida a sua segurança, individualidade, privacidade, integridade física, psíquica e mora. Para tanto, o paciente tem direito a manter a sua privacidade com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que a resguarde.
- Ter assegurados seus direitos, em se tratando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos, de acordo com a legislação vigente e política da instituição.
- Ter direito a acompanhante de sua escolha durante todo o período de observação / internação, de acordo com a legislação e normas da instituição.
- Participar de todas as decisões sobre o seu cuidado, tendo garantia de que a equipe que o assiste fornecerá informações e esclarecimentos a cerca de suas dúvidas.
- Indicar familiar e/ou responsável para tomar decisões a respeito de procedimentos diagnósticos e medidas de ressuscitação ou outros tratamentos de sustentação da vida, aplicável a maiores de 18 anos ou legalmente emancipados.
Deveres dos pacientes e acompanhantes
- Dar informações completas e precisas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, uso de medicamentos ou substâncias que provoquem farmacodependência, procedimentos médicos pregressos e outros relacionados à sua saúde.
- Seguir as orientações da equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.
- Conhecer e respeitar as normas e regulamentos da instituição.
- Zelar e responsabilizar-se pelas instalações da instituição colocadas à sua disposição.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, colaboradores e prestadores de serviços da instituição, tratando-o com civilidade e cortesia, contribuindo no controle de ruídos e comportamento de seus visitantes.
- Respeitar a proibição de fumo, extensivo aos seus acompanhantes e visitantes, conforme legislação vigente.
- Em se tratando de crianças, adolescentes ou adultos considerados incapazes, as responsabilidades acima relacionadas deverão ser exercidas pelos seus responsáveis legais.
- Ofertar ao paciente somente alimentos fornecidos pela instituição. É terminantemente proibido oferecer ao paciente internado ou em observação, alimentos de procedência externa.
- A enfermagem deverá ser avisada caso o paciente traga algum medicamento próprio.
- Os pacientes e acompanhantes tem o dever de zelar pelos seus pertences durante sua permanência na instituição.
- O paciente e/ou acompanhante não deve manusear qualquer equipamento utilizado na sua assistência.
- O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à saúde à prevenção das complicações ou sequelas, à sua reabilitação e promoção da sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.
- Pacientes, acompanhantes e visitantes devem usar roupas adequadas ao entrar ou permanecer nas áreas comuns da instituição.