Home

Os principais problemas dentários

Você sabe quais são os problemas dentários mais comuns que acometem as pessoas? Descubra mais, seus impactos e como preveni-los, aqui no Blog da Saúde Hapvida!

Saúde Bucal

23 de Julho de 2021

Mulher com dores de dente

Você sabe quais são os problemas dentários mais comuns que acometem as pessoas? Entender os impactos que estes problemas causam e como preveni-los, ajudará você a manter a saúde bucal em dia.

- Mau hálito: doenças da gengiva, cáries, placa bacteriana e tártaro são alguns dos problemas dentários que podem provocar mau hálito;
- Cárie dentária: ocorre quando a placa bacteriana se associa aos açúcares alimentares que comemos, desta combinação, produzem-se ácidos que atacam o esmalte dos dentes;
- Doença da gengiva: também conhecida como doença periodontal, trata-se de uma infecção da gengiva ao redor dos dentes. É também uma das principais causas de perda de dentes entre os adultos;
- Aftas: são feridas que costumam surgir nos lábios ou interior da boca. Não são contagiosas e podem ser desencadeadas por má alimentação, estresse, ansiedade, trauma na região bucal;
- Sensibilidade dentária: dor e desconforto nos dentes devido à doces, ar frio, bebidas quentes, frias ou geladas;

A má alimentação pode levar a problemas dentários?

Sim, alguns tipos de alimentos podem representar um perigo para os dentes, principalmente os riscos em açúcar, provocando a queda do pH do dente, aumentando o risco de cárie. Por outro lado, alguns alimentos podem trazer benefícios para a saúde bucal. Esses são considerados como "detergentes" que atuam eliminando os resíduos de outros alimentos, entre eles estão a pêra, maçã, cenoura e laranja. 

Qual a relação entre os problemas dentários e a dor de cabeça?

São vários os problemas bucais e dentários que atingem as nervuras da face e podem provocar dor de cabeça. Os mais comuns são crescimento do siso, bruxismo e irregularidades na arcada dentária.

Problemas dentários mais comuns na infância

Um problema comum na infância é a mordida. O comprometimento acontece, na maioria das vezes, pelo uso prolongado de chupeta e mamadeiras, hábito de chupar os dedos e o desenvolvimento de cáries pelo consumo exagerado de açúcar, aliado a uma má higiene bucal.
 

Prevenção e tratamento

O melhor tratamento para todos os tipos de problemas dentários é a prevenção. Consultas regulares ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses, lembrar da importância da escovação após cada refeição e o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia. 

 

Veja também:
Dor de dente na gravidez