Conheça os benefícios do chocolate para a saúde
Saiba mais sobre os benefícios do chocolate para a saúde e como consumir de forma saudável. Veja isso e muito mais conteúdos da saúde no Blog da Saúde Hapvida.
Sua Saúde
30 de Março de 2017

Já é possível ver os vários modelos dos ovos de Páscoa que ganham espaço nas prateleiras de supermercados. Não é só gostosura, o doce também contribui para a nossa saúde, mas é preciso estar atento ao consumo moderado e, se você tem intolerância à lactose, busque os chocolates específicos.
O excesso de qualquer tipo de alimento gera acumulo de gordura corporal, que pode trazer consequências para a saúde. É importante também escolher adequadamente o tipo de chocolate. Os chocolates com maiores teores de cacau são as melhores escolhas (meio amargo e amargo).
Benefícios
As propriedades benéficas do chocolate são principalmente provenientes do cacau, que dentre suas funções estão a melhoria da sensibilidade à insulina, sendo uma boa opções para os diabéticos e pré-diabéticos; controle da pressão arterial e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares; ação antioxidante; e aumento dos níveis de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar. Consumir, diariamente, 30g de chocolate amargo por dia garante os benefícios do chocolate para a saúde.
Tipos de chocolate
Chocolate branco
Contém somente 4% de cacau e é composto praticamente somente por manteiga de cacau. A manteiga de cacau possui 33% de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada, 33% do ácido esteárico, que é uma gordura saturada, mas quando metabolizada no organismo torna-se o ácido oléico, portanto não tem efeito prejudicial nos níveis de colesterol, mas também tem na sua composição o ácido palmítico, que é uma gordura saturada, que quando consumida em excesso pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
Chocolate ao leite
Ele apresenta em sua composição aproximadamente 30% de cacau, tem maiores quantidades de outros ingredientes, entre eles o açúcar, que seu consumo está relacionado ao excesso de peso, diabetes, hipertensão, câncer e outras doenças.
Chocolate meio amargo
Tem em média 40% a 50% de cacau em sua composição, portanto é mais benéfico do que os outros chocolates citados anteriormente.
Chocolate amargo
Tem como principal ingrediente o cacau, em média 70%, portanto garante maiores benefícios à saúde.
Chocolate diet
É uma opção para as pessoas que têm restrição ao açúcar. O termo “diet” não significa sem açúcar. Na verdade, significa a retirada total de algum nutriente/ingrediente. No caso dos chocolates, o ingrediente retirado é o açúcar e, para manter o sabor e consistência, é adicionado adoçantes que, em geral, são os artificiais e gordura saturada, portanto deve ser consumido com muito controle.