Home

Grávidas podem realizar tratamento de canal?

Em dúvida se a mulher grávida por realizar tratamento de canal? Alguns cuidados são necessários, principalmente nos 3 primeiros meses de gestação.

Notícia

14 de Maio de 2019

Imagem de uma mulher sorrindo em uma consulta odontológica enquanto está acompanhada de dois profissionais da área

Para as mulheres que estão no período de gestação, nos primeiros três meses é recomendado que os profissionais tenham cautela no momento do atendimento. Não é aconselhado que as gestantes passem por procedimentos como anestesias e radiografias, visando o bem-estar da mãe e do bebê. Porém, há casos em que esses procedimentos precisam ser feitos. Seu dentista precisa ser consultado para indicar o melhor tratamento. 

Normalmente, os problemas são associados às anestesias, quantidade administrada, efeitos citotóxicos e de problemas no feto. Porém, essa não deve ser a única preocupação, é necessário cautela por parte dos profissionais no momento de prescrever os medicamentos que podem ser utilizados no pós-operatório. É importante que a paciente grávida siga corretamente as medicações prescritas pelo profissional para que exista um maior controle sobre o tratamento. É importante sempre avisar ao seu dentista que você está grávida, qualquer que seja o motivo da consulta.