Home

Reajuste planos individuais

Reajuste

21 de Junho de 2023

Reajuste para planos de saúde individuais e familiares regulamentados


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 9,63% (nove vírgula sessenta e três porcento) no período de maio de 2023 a abril de 2024, a partir do mês de aniversário do contrato.

O índice definido pela ANS para 2023 reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2022 em comparação com as despesas assistenciais de 2021 de beneficiários de planos de saúde individuais e familiares.

Entenda como será aplicado o reajuste para planos individuais/familiares regulamentados:

A partir de julho, você receberá o boleto com a nova mensalidade reajustada. A título de exemplo, considerando a mensalidade de um plano de saúde no valor de R$ 100 (cem reais), a nova mensalidade reajustada, a partir do mês de julho, será de R$ 109,63 (cento e nove reais e sessenta e três reais centavos).

Se o seu plano de saúde faz aniversário nos meses de maio ou junho de 2023, clique aqui para saber mais sobre o reajuste retroativo.

Os valores, percentuais de reajuste e número de meses para o cálculo de cobrança retroativa observam as previsões contratuais, as datas de aniversário do seu contrato (data base) e as datas de mudança de faixa etária. Para planos não regulamentados, o reajuste seguirá conforme índice definido em contrato.

Últimas informações

Informações Regulatórias

Coparticipação em internação psiquiátrica

Entenda como funciona a coparticipação em internação psiquiátrica na Hapvida, com informações claras e foco em transparência.

Continuar lendo
Informações Regulatórias

Histórico de reajustes

Entenda como a Hapvida realiza o reajuste anual de mensalidades de planos individuais conforme regulamentação da ANS.

Continuar lendo
Informações Regulatórias

Reajuste <30 vidas

Saiba como a Hapvida calcula o reajuste de contratos com até 30 vidas, seguindo regras da ANS e políticas de transparência.

Continuar lendo